quinta-feira, 12 de março de 2009

Sábado Bacana com alquimia gastronômica!

Essa sábado aqui em SP, comecei o dia fazendo um mate cedinho, pra pensar na vida e o que meus entes queridos estariam fazendo, ou seja curtindo uma saudade..., bem passado o momento nostalgico e finalizado uma térmica, fui as compras...

Queria preparar um almoço saboroso.... com diz um amigo... pra saborear a suculenta.

Portanto fui atrás dos ingredientes...só sabia que queria comer uma carne gostosa.
Minha primeira parada foi na feira aqui perto de casa... excelente feira com diversas bancas... desde o clássico pastel da feira com o caldo de cana, passado por artigos domésticos, como panelas ate chegar nas frutas, verduras e legumes de diversos tipos, cores e cheiros.

Comprei mamão, limão e muitos temperos, todos frescos, manjericão, louro, manjerona, salsa entre outros tantos. Pois queria um pequeno canteiro com alguns temperos no meu grande apertamento, além de utilizar as ervas no almoço.
Na seqüência, já passei pelo super e comprei o restante dos ingredientes... um belo filé-mignon, presunto de Parma, uma garrafa de vinho, sucrilhos, terra, um vaso entre outras coisas.

Chegando em casa... fui pra lida ...com os temperos que comprei na feira, plantei no vaso ... espero que a partir de agora, utilizar nas pximas receitas os recursos gerado pela minha horta.
Concluída a horta, fui me dedicar ao meu Almoço ... seria um filé e uma salada, mas tinha que ser no capricho...

Decidi fazer um Filé-mignon assado com ervas e presunto Parma e uma salada de funcho assado com manteiga e alho.

Para o lé os ingredientes são:
- Fatias finas de presunto Parma, sim não invente substitutos... tem que ser Parma, ou então não faz essa receita.
- Alho- Limão
- O Filé, preferência a parte do meio, inteira
- Bastantes ervas... manjericão, alecrim, tomilho.. tudo fresco e aparados.
- uma garrafa de um bom vinho... 2 cálices pra receita.. o restante pro cozinheiro.

Para a salada os ingredientes são:
- 1 cabeça de funcho (erva doce)
- Alho
- manteiga
- Sal

Como fica a alquimia de tudo isso...
Pra começar ... tome um gole generoso de vinho...
Preaqueça o forno.. e coloque uma assadeira para esquentar.
Enquanto isso descasque os alhos... e frite rapidinho.. 1 minuto, os alhos, desligue e acrescente as ervas, e umas gotas de limão...
Imediatamente cubra o filé com as ervas e enrole o presunto, não deixe nem um pedaço da carne descoberto.

Acomode o filé na assadeira, que estava esquentando no forno.. como eu gosto de malpassado deixei aproximadamente 35 minutos. Se tu gosta de cremado... deixe mais tempo.
Uns 10 minutos antes de terminar de assar a carne eu virei 2 cálices de vinho tinto... ainda bem que separei antes.. se não já teria bebido tudo... e coloquei o funcho pra assar.

Numa outra assadeira... coloquei os funchos cortados em tira... o restante dos alhos que havia fritado e uma generosa quantidade de manteiga... por cima coloquei uma folha de papel alumínio pra assar e cozinhar no vapor ao mesmo tempo...
Portanto, os 10 minutos que o funcho ficou no forno foi o suficiente pra finalizar o filé...

Caros, a carne com o funcho assado ficou um absurdo...degustei cada garfada...e finalizado o pecado da gula fui cometer o pecado da preguiça ... tirando um sono no restante da tarde.

Forte quebra costelas, Max Lannes em SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário sempre é bem-vindo...