domingo, 29 de março de 2009

237 Anos X 455 Anos

 

No dia 26 de março, Porto Alegre comemorou 237 anos, Feliz Aniversário Porto Alegre!

A partir do aniversário fiquei pensando!


O que São Paulo e Porto Alegre tem de Bom e não muito Bom.  

Terei  a pretensão e também o cuidado de não ser muito tendencioso na comparação de São Paulo com Porto Alegre e vice versa...

São Paulo tem 218 anos a mais que Porto Alegre,  portanto como uma cidade mais velha comento primeiro o que gosto e não gosto muito dessa capital do estado de São Paulo, em primeiro lugar acredito que a faceta de geração de negócios que ocorrem na cidade impacta em diversas outras coisas, os números são incríveis, tudo e muito rápido, dinâmico, o dinheiro que impera em tudo.

A diversidade de etnias e culturas na cidade de São Paulo, tu caminha nas ruas pode escutar diversos idiomas e ou sotaque, isso proporciona uma mescla absurda, tal fato me causa uma sensação de  que, como tem gente de todos os lugares... ninguém cuida da cidade, ninguem é de São Paulo?


Em São Paulo, as opções de gastronomia e culturais são quase infinitas...já tive a satisfação de comer uma massa tipo ravióli de chocolate, recheada com creme de ervilhas e como sobremesa uma cebola roxa caramelizada com sorvete de nata, absurdamente fantástico. Ou passear no final de semana no bairro da Liberdade e comer nas barraquinhas comidas típicas do oriente.

São Paulo tem centenas de shopping e lojas,  alem da famosa 25 de março, quem já foi, não esquece.


Chama a atenção o transporte publico de São Paulo, apesar do volume absurdo de gente... ele funciona, há um número gigante de linhas de ônibus que servem a cidade para todos os cantos... fora trem e metro. Pois em Porto Alegre, conforme o caso pra tu ir de uma lado para o outro da cidade precisa passar pelo centro da Cidade... que por ironia, não fica no centro da cidade de fato.

O que abomino em São Paulo, não se escuta as palavras mágicas – com licença, por favor e muito obrigado – talvez seja a pressa, daí as pessoas atropelam as noções básicas de uma boa convivência e educação.  O transito nem preciso falar, mas acredito que seja o reflexo da falta de educação.


Da cidade de São Paulo finalizo comentando sobre o Parque do Ibirapuera, local que proporciona uma liberdade...sempre que posso vou tomar um chimarrão e ver uma arvore um verde, lembra muito a Redenção.


Porto Alegre, o que falar dessa cidade que nasci e fui criado, ela é minha referência.


Apesar de ser aproximadamente 10 vezes menor, sim São Paulo tem mais de 10 milhões de habitantes e 5 milhões de automóveis, Porto Alegre conversa características de uma cidade pequena, os vizinhos de rua, prédio se conhecem, muitos casos são amigos. Os congestionamentos que ocorrem, são nas vias principais, se utilizar rota alternativa, é possível acessar qualquer ponto da cidade com uma agilidade interessante.

Porto Alegre tem a Redenção, o Theatro São Pedro, o pôr-do-sol do lago Guaíba com toda a sua plenitude.


Me agrada profundamente na capital do Rio Grande do Sul, as tradições, acredito que são elementos da tradição gaucha que aproximam as pessoas, integram, o que permite um bem viver e garante o titulo da melhor metrópole da qualidade de vida do Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU), possui mais de um milhão de árvores em suas ruas e acumula mais de 80 prêmios e títulos que a qualificam como uma das melhores cidades brasileiras para se viver.


Porto Alegre é demais!


Próxima sexta estaciono na minha Porto Alegre...


Forte abraço, do Max, que está em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário sempre é bem-vindo...