Essa experiência é realmente impressionante, uma explosão de sabores que vão sendo revelados, mas não de forma muito lenta.
Tudo começou com um telefonema do brother Max, uns dias antes de sua chegada à Porto Alegre, trocávamos uma idéia quando ele comentou do programa da GNT, Menu Confiança o qual eu também havia visto. Ele comentou; bhá tchê chegastes a ver o cordeiro recheado com galette de batata doce. PUTZ , claro que sim, já marcamos o dia e a hora então para esse terrível sacrifício.
Com a difícil missão, Tio Divo (pai do Max, para quem não conhece), encomendou o pernil de cordeiro, já desossado no mercado público de Porto Alegre. Por sinal uma excelente dica para quem quer comprar produtos e especiarias de qualidade, e com um preço muito acessível.
Buenas a receita feita pelo mestre Cloude Troisgros, foi a publicada no site do GNT, a qual nos esmeramos para seguir a risca.
RECEITA
PERNIL DE CORDEIRO RECHEADO COM ALHO PORÓ, GALETTE DE BATATA DOCE E MOLHO CURRY
RECHEIO
2 colheres de sopa de manteiga
4 unidades de alho poró fatiadas
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de tomilho picado
1 colher de sopa de sálvia picada
1 colher de sopa de alecrim picado
Sal
Pimenta-do-reino branca moída na hora
Azeite de oliva
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite, acrescente o alho poró, o tomilho, o alecrim e a sálvia. Refogue um pouco e acrescente a manteiga. Desligue o fogo, acrescente sal e pimenta a gosto, misture e deixe esfriar.
CORDEIRO
1 pernil de cordeiro
2 cenouras cortadas em cubinhos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 bouquet garni (salsinha, louro e tomilho)
2 colheres de sopa de curry Madras
100ml de molho de tomate
80ml vinagre balsâmico
1/2 garrafa de vinho tinto Shiraz
Pegue o pernil e retire o osso, tomando cuidado para não furar a carne nem os nervos. Abra a peça e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque o recheio por cima do pernil e espalhe bem. Enrole a carne, como se fosse um rocambole, e enrole bem com um barbante, para que o recheio não saia. Tempere com um pouco mais de sal e pimenta.
Em uma panela quente, jogue um fio de azeite e acrescente a cenoura, a cebola e o alho, deixando refogar por um tempo. Junte, então, o bouquet garni, o curry, o molho de tomate, o vinagre balsâmico e o vinho tinto. Coloque o cordeiro, molhe-o com o caldo na panela, tampe e, assim que começar a ferver, retire do fogo e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 4 horas.
DICA: O ideal é utilizar na receita o mesmo vinho que será, depois, consumido na harmonização.
GALETTE DE BATATA DOCE
6 batatas doces
Manteiga clarificada
Sal grosso moído na hora
Pimenta-do-reino branca moída na hora
Retire as pontas das batatas e corte-as em fatias finas, mantendo a casca. Coloque as fatias em um recipiente e cubra com a manteiga clarificada. Tempere com o sal grosso e a pimenta a gosto e misture tudo com a mão.
Pegue uma frigideira e coloque a primeira fatia de bata no centro. Acrescente as outras fatias uma ao lado da outra, formando uma espiral, até que todo o fundo da frigideira fique coberto. Jogue o resto das fatias e leve ao fogo apenas para tostar levemente.
Tampe a frigideira e leve ao forno pré-aquecido por 1 hora. Retire do forno e desenforme em um prato redondo.
FINALIZAÇÃO
Em um prato, coloque uma fatia da galette. Por cima, ponha uma fatia do pernil de cordeiro e cubra com o molho que ficou na panela usada para assar a carne. Decore com um ramo de tomilho e sirva imediatamente.
Cabe ainda um último aviso, como com uma almofada, ou um cobertos, do lado, para abafar os berros de satisfação.
Porque esse prato fica bom pra CAR..............................O !