domingo, 5 de julho de 2009

Lentilha com Lingüiça Assada


Preparei uma lentilha muito especial... pra começar abri um Santa Helena – Siglo de Oro – Carmenere – Safra 2006, obviamente que abrir para beber mas ele também entrou na receita. Depois já fica harminizado.

Iniciei... selecionando as lentilhas e lavando... depois joguei numa panela com água, como gosto de uma lentilha mais pastosa.. coloco água ate cobrir as mesma, nem uma gota a mais. Depois 2

dentes de alho, uma folha de louro, sal e um punhado de salsa.... coloque com talo e tudo a fim que possa tirar depois de cozida a lentilha... e fogo na caçarola. Em aproximadamente 30 minutos e cuidando do nível da água pra não deixar secar.


Enquanto cozinha a lentilha.. cortei 1 cebola roxa media e 4 dentes de alho, fatiados finamente. Como gosto de uma pimenta cortei uma dedo de moca,mas tirei as sementes. Piquei 4 tomates, depois de tudo cortado no capricho... comecei a jogar numa panela.. na seguinte ordem: alho, cebola, tomate e pimenta. Pra finalizar acrescentei 4 colheres de sopa do vinho que estava tomando.. e dei um generoso gole, pois a sede era grande.


Depois de botar a lentilha no fogo e o refogado de tomate no fogo... fui cortar a lingüiça, em rodelas, joguei numa forma e toquei no forno pré aquecido em temperatura media.


Com a lentilha terminando...retirei os talos de salsa e joguei orefogado com tomates e o vinho na lentilha.. dei uma mexida no caldeirão, que ficou mais um tempinho no fogo. Tempo suficiente para as lingüiças ficaram prontas, crocante.


Coloquei a lentilha numa tigela e por cima as lingüiças assadas...

salpiquei uma salsa que havia cortado e um fio de azeite. Comi de colher.... tava bom demais,

especial de primeira e claro.. sorvendo um vinho venenoso.

Tenho dito,

Max de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário sempre é bem-vindo...