sábado, 14 de fevereiro de 2009

Bacalhau Festivo- Alexandre Bento







Pensando em fugir um pouco dos últimos posts, tentei escrever de algo que não fosse relacionado com gastronomia, sei lá amizade, praia, sol, arquitetura, porém não consegui fugir do tema, pois existem certas coisas que quando fazemos temos certeza que estamos fazendo muito bem feitas, hoje tive a confirmação disto, neste prato que é algo que fica tão sensacional que quando se prova se tem vontade de berrar para todo mundo ouvir; “Essa Pôrra é boa pra caralho” desculpem a expressão, aqueles que tem problema com palavras de baixo calão, mas no fundo todos sabem como são estes momentos.
Basicamente este prato é simples mas possibilita uma explosão de sabores que, não podemos nos manter longe de tal delícia. O negócio é cair perto e mandar ver, e para quem estiver longe poder fazer.......

Segue junto a receita:
Bacalhau festivo é o querido nome que foi dado a este prato, que foi publicado na zero hora e que tem como autora a minha orientadora do mestrado e querida amiga Sandra Jatahy Pesavento desenvolvido para a ação gastronômica solidária, em comemoração ao aniversário do restaurante Calamares.

Porção para 4 pessoas
800g de bacalhau cozido
1 cebola roxa picada
Azeite de oliva extravirgem
800g de batata inglesa
200ml de leite de coco
1 colher( sopa) de creme de leita fresco
Sal e pimenta do reino branca
150g de farinha de rosca
50g de queijo parmesão ralado
50g de manteiga sem sal gelada
100g de azeitonas pretas picadas ( eu usei a peruana)
200ml de vinho do porto seco
Manjericão fresco
Cebolinha francesa
4 tomates-cereja
8 cervejas long neck ( bhoêmia ou brama extra)

O bacalhau deve ser demolhado em água fria por 48 horas, trocando a água várias vezes ( eu costumo colocar duas tijelas com água dentro do refrigerador uma com o bacalhau e a outra só com água assim quando se faz a troca de vasilha o bacalhau não sofre choque térmico e com isso não se perde sabor).
Refogue a cebola cou um pouco de azeite de oliva e, quando dourar, acrescente o bacalhau cozido e desfiado. Reserve.
Para o purê, cozinhe a batata em água e sal e processe com o leite de coco e o creme de leite. Tempere.
Faça uma farofa com a farinha de rosca, o parmesão ralado e a manteiga gelada, juntando os ingredientes com a ponta dos dedeos, delicadamente, sem sovar.
Junte as azeitonas picadinhas.
Em um prato refratário, coloque uma camada de purê de batata com o leite de coco e o creme de leite, por cima uma generosa camada de bacalahu refogado com a cebola, e finalize com a farofa de azeitonas pretas.
Leve ao forno até ficar com uma cor que te satisfaça, isso pode ser em torno de 20min.
Leve o vinho do porto ao fogo baixo e deixe ferver até engossar e reduzir por menos da metade do volume.
Na hora de servir decore o prato com o vinho do porto e sirva uma generosa porção do bacalhau com o purê de batatas decore com o majericão e a cebolinha francesa e o tamate cereja.
Após isso é só fechar os olhos e provar, para logo em seguida começar a berrar.......................................................PUTA QUE PARIU.................. PUTA QUE PARIU..........Ah e para quem perguntou da cerveja......Bem a cerveja é para o cozinheiro, pois afinal de contas....Cozinha dá uma sede.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário sempre é bem-vindo...