domingo, 28 de junho de 2009

Pernil de Cordeiro Desossado



Essa experiência é realmente impressionante, uma explosão de sabores que vão sendo revelados, mas não de forma muito lenta.
Tudo começou com um telefonema do brother Max, uns dias antes de sua chegada à Porto Alegre, trocávamos uma idéia quando ele comentou do programa da GNT, Menu Confiança o qual eu também havia visto. Ele comentou; bhá tchê chegastes a ver o cordeiro recheado com galette de batata doce. PUTZ , claro que sim, já marcamos o dia e a hora então para esse terrível sacrifício.
Com a difícil missão, Tio Divo (pai do Max, para quem não conhece), encomendou o pernil de cordeiro, já desossado no mercado público de Porto Alegre. Por sinal uma excelente dica para quem quer comprar produtos e especiarias de qualidade, e com um preço muito acessível.
Buenas a receita feita pelo mestre Cloude Troisgros, foi a publicada no site do GNT, a qual nos esmeramos para seguir a risca.

RECEITA

PERNIL DE CORDEIRO RECHEADO COM ALHO PORÓ, GALETTE DE BATATA DOCE E MOLHO CURRY


RECHEIO

2 colheres de sopa de manteiga
4 unidades de alho poró fatiadas
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de tomilho picado
1 colher de sopa de sálvia picada
1 colher de sopa de alecrim picado
Sal
Pimenta-do-reino branca moída na hora
Azeite de oliva


Aqueça uma frigideira com um fio de azeite, acrescente o alho poró, o tomilho, o alecrim e a sálvia. Refogue um pouco e acrescente a manteiga. Desligue o fogo, acrescente sal e pimenta a gosto, misture e deixe esfriar.

CORDEIRO

1 pernil de cordeiro
2 cenouras cortadas em cubinhos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 bouquet garni (salsinha, louro e tomilho)
2 colheres de sopa de curry Madras
100ml de molho de tomate
80ml vinagre balsâmico
1/2 garrafa de vinho tinto Shiraz


Pegue o pernil e retire o osso, tomando cuidado para não furar a carne nem os nervos. Abra a peça e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque o recheio por cima do pernil e espalhe bem. Enrole a carne, como se fosse um rocambole, e enrole bem com um barbante, para que o recheio não saia. Tempere com um pouco mais de sal e pimenta.

Em uma panela quente, jogue um fio de azeite e acrescente a cenoura, a cebola e o alho, deixando refogar por um tempo. Junte, então, o bouquet garni, o curry, o molho de tomate, o vinagre balsâmico e o vinho tinto. Coloque o cordeiro, molhe-o com o caldo na panela, tampe e, assim que começar a ferver, retire do fogo e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 4 horas.

DICA: O ideal é utilizar na receita o mesmo vinho que será, depois, consumido na harmonização.


GALETTE DE BATATA DOCE

6 batatas doces
Manteiga clarificada
Sal grosso moído na hora
Pimenta-do-reino branca moída na hora

Retire as pontas das batatas e corte-as em fatias finas, mantendo a casca. Coloque as fatias em um recipiente e cubra com a manteiga clarificada. Tempere com o sal grosso e a pimenta a gosto e misture tudo com a mão.

Pegue uma frigideira e coloque a primeira fatia de bata no centro. Acrescente as outras fatias uma ao lado da outra, formando uma espiral, até que todo o fundo da frigideira fique coberto. Jogue o resto das fatias e leve ao fogo apenas para tostar levemente.

Tampe a frigideira e leve ao forno pré-aquecido por 1 hora. Retire do forno e desenforme em um prato redondo.

FINALIZAÇÃO

Em um prato, coloque uma fatia da galette. Por cima, ponha uma fatia do pernil de cordeiro e cubra com o molho que ficou na panela usada para assar a carne. Decore com um ramo de tomilho e sirva imediatamente.

Cabe ainda um último aviso, como com uma almofada, ou um cobertos, do lado, para abafar os berros de satisfação.
Porque esse prato fica bom pra CAR..............................O !

domingo, 7 de junho de 2009

Uma busca pela simplicidade! Por Alexandre Bento




Muitas tem sido as receitas que temos procurado desenvolver, nos dias que consideramos especiais, por estarmos junto de amigos ou simplesmente por elegermos um simples dia como especial!
Porém algumas às vezes, as mais simples nos proporcionam uma fantástica surpresa.
A união entre o pão preto, uma boa mostarda dijon, a alface americana, o peito de peru defumado e o queijo camembert gerou uma lembrança magnífica de minha passada por París.
O sanduíche á de fácil preparo não requer nenhuma habilidade, poderíamos classificar como nível iniciante para que pretende se arriscar no fascinante mundo da gastronomia.
Agora uma coisa é fundamental e isso sim não se pode abrir mão, na qualidade dos produtos para a confecção.
Acredito que o próximo post, seja dedicado a viagem a Rio Branco, cidade uruguaia fronteiriça com o Rio Grande do Sul! Eu e meu brother Max juntamente com nossas respectivas, partiremos para esse roteiro de compras e que tem uma gastronomia muito rica.