terça-feira, 31 de março de 2009



Costelas de Porco assadas com Pêra.

Nesse ultimo domingo fiz uma receita muita prática... pois precisava elaborar um projeto, com isso a comida tinha ficar pronta sem muito envolvimento...

Nada melhor que alguma coisa assado no forno.. prático, rápido e não suja muito a cozinha...

Fui para o super comprar alguns ingredientes:  costelinhas de porco e peras.

Os ingredientes são:

- 8 Costelinhas de porco

- 2 pêras

- 1 limão

- Alho

- Salsinha, Tominho fresco

- Pimenta e sal a gosto

O preparo...

Se possível deixe descansar a costelinha de porto com a marinada de raspas do limão e o seu suco, o alho, salsinha, tomilho por 2 a 3 horas..

Passado esse tempo jogue as costelinhas numa travessa, corte as 2 peras em tiras e distribuía aleatoriamente entre as costelinhas  e passe um generoso fio de azeite extra virgem... coloque no forno pré-aquecido... e depois de 50 minutos... retire do forno e pratique o pecado da gula, Bom proveito.

 

Forte quebra costelas, de SP Max.

 

OS. Próxima receita muito especial será no aniversario do meu pai em Porto Alegre... dia 06. Aguardem, vai ser de matar o guarda! 

domingo, 29 de março de 2009

237 Anos X 455 Anos

 

No dia 26 de março, Porto Alegre comemorou 237 anos, Feliz Aniversário Porto Alegre!

A partir do aniversário fiquei pensando!


O que São Paulo e Porto Alegre tem de Bom e não muito Bom.  

Terei  a pretensão e também o cuidado de não ser muito tendencioso na comparação de São Paulo com Porto Alegre e vice versa...

São Paulo tem 218 anos a mais que Porto Alegre,  portanto como uma cidade mais velha comento primeiro o que gosto e não gosto muito dessa capital do estado de São Paulo, em primeiro lugar acredito que a faceta de geração de negócios que ocorrem na cidade impacta em diversas outras coisas, os números são incríveis, tudo e muito rápido, dinâmico, o dinheiro que impera em tudo.

A diversidade de etnias e culturas na cidade de São Paulo, tu caminha nas ruas pode escutar diversos idiomas e ou sotaque, isso proporciona uma mescla absurda, tal fato me causa uma sensação de  que, como tem gente de todos os lugares... ninguém cuida da cidade, ninguem é de São Paulo?


Em São Paulo, as opções de gastronomia e culturais são quase infinitas...já tive a satisfação de comer uma massa tipo ravióli de chocolate, recheada com creme de ervilhas e como sobremesa uma cebola roxa caramelizada com sorvete de nata, absurdamente fantástico. Ou passear no final de semana no bairro da Liberdade e comer nas barraquinhas comidas típicas do oriente.

São Paulo tem centenas de shopping e lojas,  alem da famosa 25 de março, quem já foi, não esquece.


Chama a atenção o transporte publico de São Paulo, apesar do volume absurdo de gente... ele funciona, há um número gigante de linhas de ônibus que servem a cidade para todos os cantos... fora trem e metro. Pois em Porto Alegre, conforme o caso pra tu ir de uma lado para o outro da cidade precisa passar pelo centro da Cidade... que por ironia, não fica no centro da cidade de fato.

O que abomino em São Paulo, não se escuta as palavras mágicas – com licença, por favor e muito obrigado – talvez seja a pressa, daí as pessoas atropelam as noções básicas de uma boa convivência e educação.  O transito nem preciso falar, mas acredito que seja o reflexo da falta de educação.


Da cidade de São Paulo finalizo comentando sobre o Parque do Ibirapuera, local que proporciona uma liberdade...sempre que posso vou tomar um chimarrão e ver uma arvore um verde, lembra muito a Redenção.


Porto Alegre, o que falar dessa cidade que nasci e fui criado, ela é minha referência.


Apesar de ser aproximadamente 10 vezes menor, sim São Paulo tem mais de 10 milhões de habitantes e 5 milhões de automóveis, Porto Alegre conversa características de uma cidade pequena, os vizinhos de rua, prédio se conhecem, muitos casos são amigos. Os congestionamentos que ocorrem, são nas vias principais, se utilizar rota alternativa, é possível acessar qualquer ponto da cidade com uma agilidade interessante.

Porto Alegre tem a Redenção, o Theatro São Pedro, o pôr-do-sol do lago Guaíba com toda a sua plenitude.


Me agrada profundamente na capital do Rio Grande do Sul, as tradições, acredito que são elementos da tradição gaucha que aproximam as pessoas, integram, o que permite um bem viver e garante o titulo da melhor metrópole da qualidade de vida do Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU), possui mais de um milhão de árvores em suas ruas e acumula mais de 80 prêmios e títulos que a qualificam como uma das melhores cidades brasileiras para se viver.


Porto Alegre é demais!


Próxima sexta estaciono na minha Porto Alegre...


Forte abraço, do Max, que está em São Paulo

segunda-feira, 23 de março de 2009

Xixo no Final de tarde / por Alexandre Bento







Xixo !
Curiosamente, muitos de nós gaúchos, temos inúmeras receitas de churrasco. E certamente muitos são praticamente dependentes químico, de churrasco.
Mais do que um ritual, podemos classificar a reunião ao redor da churrasqueira como uma religião, onde os Santos são as porções generosas de carne, os fiéis os amigos, a água benta depende, pode ser uma caipira malvada, uma cerveja gelada, ou um vinho dependendo da temperatura.
O assador seria o padre que distribui aos seus fiéis as lasquinhas com o sabor divino.
Buenas, analogias e comparações a parte vale destacar dentre as variações possíveis do mundo do churrasco, o xixo.
Uma combinação que recebe em um mesmo espeto diferentes tipos de carne, gado, frango, porco e mais bacon, cenoura, tomate, cebola. Tudo ao mesmo tempo uma combinação mágica, explosão de sabores. Vale muito.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Show de pizzas: por Alexandre Bento













A reunião de vários amigos ao redor de uma mesa é o maior prazer que um cozinheiro pode ter... Classifico este dia como um dos clássicos dias de boa gastronomia.
Tudo estava perfeito, desde a magnífica infra-estrutura, até a qualidade dos produtos para a preparação das pizzas.
(A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.
A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou a Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes.
À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolver fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde.
A rainha gostou tanto da pizza que Don rafaelle a batizou com o seu nome. Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.)Fonte portal São
Francisco http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-pizza/historia-da-pizza-1.php




Iniciamos preparando a massa na foram utilizados:( em média 8 pizzas)
*1Kg de farinha de trigo.
*1 colher (sopa) rasa de sal.
*Uma colher de café de cachaça.
*2 Sachês de 7 gramas de fermento seco.
*1 colher( sopa) de açúcar de confeitero.
*500 ml de água ( mas cuidado) coloque a água aos poucos.
Um detalhe importante é a colaboração das pessoas, neste caso além de mim preparando as pizzas contei com o apoio do Dé no corte dos ingredientes, Gabriel supervisor de forno, Marta gerente de compras, Tati cedendo o espaço, e o resto da galera abastecendo nossos copos com muita ceva e comendo com muita satisfação.

Para a cobertura
Utilizei um molho de tomates pelados, que fiz o preparo prévio é legal preparar a massa da pizza e o molho de tomates um dia antes, assim a massa ficará mais crocante.
Ah tá o molho....
Duas latas de tomates pelados de preferência para os italianos o tomate tem muito mais sabor..
200 gramas de bacon
6 dentes de alho ( dentes grandes)
Manjericão um bom punhado
Azeite extra virgem

Na panela coloque um fio generoso de azeite, jogue o alho picado quando chiar acrescente o bacon picado e frite até que fique bem dourado.
Coloque o tomate pelado baixe o fogo e cozinhe por umas duas horas acrescentando água sempre que secar muito, é importante mexer as vezes para evitar que o molho pegue no fundo.
Para finalizar, desligue o fogo, acrescente mais um fio de azeite e o punhado de manjericão. ( fica outra dica esse molho pode servir de base para outras receitas macarrão, lasanhas e tudo mais que sua imaginação permitir.
Voltamos ao recheio:

*3 kg de Queijo mussarela( calculamos 300 g de mussarela por pizza ).
*300 g de Bacon.
*Pimentão vermelho e amarelo.
*Cogumelos frescos.
*200 gramas de queijo gorgonzola.
* 3 cebolas roxas.
*Ovos.
*300gramas de lingüiça calabresa.
*Queijo parmesão.
*orégano.
*Brócolis.
* Tomates em rodelas
*150 gramas de presunto
*1 vidro de palmito
*1 vidro de azeitonas

Pizzas :

CALABRESA - molho, mussarela, calabresa, cebola fatiada e orégano
PORTUGUESA- molho, mussarela, presunto, calabresa, ovos, cebola e azeitonas
VEGETARIANA - molho, mussarela, brócolis, palmito, tomate, champignon, e cebola
MARGHERITA - molho, mussarela, tomates em rodelas, manjericão orégano
GORGONZOLA- molho, mussarela, gorgonzola
GORGONZOLA E CEBOLA CARAMELADA- molho, mussarela, gorgonzola, cebola caramelada.
BOMBA ATÔMICA – junta todos os recheios que sobraram das outras mais os pimentões

Dependendo da quantidade de ceva que o pizzaiolo toma sempre surgirão sabores novos para o pessoal.
È isso espero ter colaborado com inspiração culinária de alguém

quinta-feira, 12 de março de 2009

Sábado Bacana com alquimia gastronômica!

Essa sábado aqui em SP, comecei o dia fazendo um mate cedinho, pra pensar na vida e o que meus entes queridos estariam fazendo, ou seja curtindo uma saudade..., bem passado o momento nostalgico e finalizado uma térmica, fui as compras...

Queria preparar um almoço saboroso.... com diz um amigo... pra saborear a suculenta.

Portanto fui atrás dos ingredientes...só sabia que queria comer uma carne gostosa.
Minha primeira parada foi na feira aqui perto de casa... excelente feira com diversas bancas... desde o clássico pastel da feira com o caldo de cana, passado por artigos domésticos, como panelas ate chegar nas frutas, verduras e legumes de diversos tipos, cores e cheiros.

Comprei mamão, limão e muitos temperos, todos frescos, manjericão, louro, manjerona, salsa entre outros tantos. Pois queria um pequeno canteiro com alguns temperos no meu grande apertamento, além de utilizar as ervas no almoço.
Na seqüência, já passei pelo super e comprei o restante dos ingredientes... um belo filé-mignon, presunto de Parma, uma garrafa de vinho, sucrilhos, terra, um vaso entre outras coisas.

Chegando em casa... fui pra lida ...com os temperos que comprei na feira, plantei no vaso ... espero que a partir de agora, utilizar nas pximas receitas os recursos gerado pela minha horta.
Concluída a horta, fui me dedicar ao meu Almoço ... seria um filé e uma salada, mas tinha que ser no capricho...

Decidi fazer um Filé-mignon assado com ervas e presunto Parma e uma salada de funcho assado com manteiga e alho.

Para o lé os ingredientes são:
- Fatias finas de presunto Parma, sim não invente substitutos... tem que ser Parma, ou então não faz essa receita.
- Alho- Limão
- O Filé, preferência a parte do meio, inteira
- Bastantes ervas... manjericão, alecrim, tomilho.. tudo fresco e aparados.
- uma garrafa de um bom vinho... 2 cálices pra receita.. o restante pro cozinheiro.

Para a salada os ingredientes são:
- 1 cabeça de funcho (erva doce)
- Alho
- manteiga
- Sal

Como fica a alquimia de tudo isso...
Pra começar ... tome um gole generoso de vinho...
Preaqueça o forno.. e coloque uma assadeira para esquentar.
Enquanto isso descasque os alhos... e frite rapidinho.. 1 minuto, os alhos, desligue e acrescente as ervas, e umas gotas de limão...
Imediatamente cubra o filé com as ervas e enrole o presunto, não deixe nem um pedaço da carne descoberto.

Acomode o filé na assadeira, que estava esquentando no forno.. como eu gosto de malpassado deixei aproximadamente 35 minutos. Se tu gosta de cremado... deixe mais tempo.
Uns 10 minutos antes de terminar de assar a carne eu virei 2 cálices de vinho tinto... ainda bem que separei antes.. se não já teria bebido tudo... e coloquei o funcho pra assar.

Numa outra assadeira... coloquei os funchos cortados em tira... o restante dos alhos que havia fritado e uma generosa quantidade de manteiga... por cima coloquei uma folha de papel alumínio pra assar e cozinhar no vapor ao mesmo tempo...
Portanto, os 10 minutos que o funcho ficou no forno foi o suficiente pra finalizar o filé...

Caros, a carne com o funcho assado ficou um absurdo...degustei cada garfada...e finalizado o pecado da gula fui cometer o pecado da preguiça ... tirando um sono no restante da tarde.

Forte quebra costelas, Max Lannes em SP. 

terça-feira, 10 de março de 2009

Tomar uma ceva on line!


Nos dias de hoje a competência nos coloca em situações curiosas, por reconhecimento muitas vezes somos obrigados a migrar em busca de oportunidades melhores, coisa que acabou acontecendo com o meu brother Max que está em São Paulo.
Como costumávamos tomar uma ceva pelo menos uma vez por semana aqui em Porto agora temos feito isso via web, privilégios da tecnologia.
Como diríamos na propaganda da mastercard.
Internet via net, 49 reais por mês
Passagem para São Paulo 500 reais por mês
Cerveja Bohemia 1,65 reais
Tomar uma ceva com o teu maior amigo via internet.......................Não tem preço